A PF deflagrou nesta quarta-feira uma operação contra a mineração ilegal em Bom Jardim e Nova Friburgo, cidades da região Serrana do Rio de Janeiro. Os agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de explorar pedreiras sem autorização dos órgãos reguladores (veja o vídeo com imagens da operação ao final desta nota).
A operação, que foi autorizada pela 1ª Vara Federal de Nova Friburgo, também apura a suspeita de exploração de mão de obra em condição análoga à escravidão, com trabalhadores mantidos em locais insalubres e sem direito a descanso semanal remunerado. A PF busca ainda explosivos que eram utilizados pelo grupo na extração dos minérios e suspeita que os artefatos sejam de procedência ilegal.
Os alvos das operações desta quarta são os responsáveis por manter os garimpos e poderão responder por crime ambiental, usurpação de bens da União, exploração de pessoas em situação análoga à escravidão e posse ilegal de artefato explosivo. Uma pessoa foi presa em flagrante no curso da operação.
Veja o vídeo de um dos locais do garimpo: