Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Pesquisas venderam terrenos na lua ao eleitor

Como o segundo turno vai começar nesta segunda, vale avaliar o peso de divulgar com tanto destaque e com peso tão definitivo esse tipo de levantamento

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 out 2022, 10h17 - Publicado em 3 out 2022, 02h18

Abertas as urnas do primeiro turno, é dever do jornalismo sério falar do que ocorreu com os institutos de pesquisa durante a campanha. A imprensa também precisará refletir nesta semana sobre o tema.

Todos os veículos de comunicação deram destaque, no primeiro turno, a levantamentos que erraram resultados em diferentes estados e para diferentes cargos.

No plano nacional, Jair Bolsonaro foi prejudicado pelos levantamentos que davam Lula a quilômetros de distância do presidente. Afinal, expectativa de vitória é algo que costuma orientar votos em toda eleição.

Os institutos pintaram Bolsonaro e seu grupo político muito abaixo do resultado real. Gostando ou não do atual governo, aceitando ou não a postura do presidente, essa é a verdade. Se fosse Lula o candidato prejudicado pelos erros dos institutos, a avaliação não seria diferente.

Do lado do bolsonarismo, institutos também venderam terrenos na luta sobre uma suposta vitória de Bolsonaro no primeiro turno. O método, como se sabe, costuma ser muito parecido entre petistas e bolsonaristas.

Como o segundo turno vai começar nesta segunda, vale avaliar o peso de divulgar com tanto destaque e com peso tão definitivo esse tipo de levantamento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.