Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa mapeia relação de Lula e Bolsonaro com fake news nas redes

Levantamento da Walk The Talk mostra que os brasileiros produziram 2.082.833 publicações nas redes sociais com o termo 'fake news' no último ano

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 set 2022, 08h15 - Publicado em 7 set 2022, 07h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Levantamento elaborado pela consultoria Walk The Talk mostra que os brasileiros postaram nos últimos doze meses mais de 2 milhões de mensagens nas redes sociais (Facebook, Twitter, TikTok, YouTube, Instagram etc) com o termo “fake news”.

    Nesse mapeamento, realizado entre 5 de agosto de 2021 e o dia 5 do mês passado, a consultoria constatou que o termo “fake news” é publicado tanto por apoiadores de Bolsonaro quanto de Lula, porém, está 148% mais associado a Bolsonaro (com 252.370 publicações nos últimos 360 dias) do que a Lula (com 101.632 publicações no mesmo período).

    Ministros do STF são constantemente citados nos inúmeros casos envolvendo políticos de diversas esferas. Mais de 90% dos posts nas redes sociais sobre o tema são negativos, 56% são feitos por homens, 29% por mulheres e 15% por organizações (mídia, empresas etc).

    Em outro momento, o levantamento da Walk Talk checou o comportamento das buscas do brasileiro no Google, o principal buscador da internet para saber em qual período o termo “fake news” teve maior prevalência. Dois períodos se destacaram: o primeiro em outubro de 2018, época da eleição presidencial vencida por Jair Bolsonaro e que foi a época de maior procura pelo termo na internet, e o segundo em março de 2020, quando o Brasil estava começando a sentir os efeitos da pandemia da Covid-19 em larga escala – segundo maior pico.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.