Parque dos Lençóis Maranhenses se torna patrimônio natural da humanidade
Decisão foi anunciada há pouco pela Unesco, na Índia; em Paris, o ministro Celso Sabino disse que o título "vai fortalecer o turismo na região"
A Unesco decidiu conceder o título de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, área protegida no Nordeste brasileiro. A decisão foi anunciada há alguns minutos, durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Nova Délhi, na Índia.
Em Paris para participar da abertura dos Jogos Olímpicos e de outras agendas, entre elas o ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou a decisão, a primeira do tipo no atual governo Lula. Na capital francesa, ele se reuniu, por exemplo, com a representante do Brasil na agência da ONU, a embaixadora Paula Alves de Souza, nesta quinta-feira.
“Poucos minutos atrás saiu a confirmação da coroação desse trabalho que foi feito pelos nossos técnicos. Lençóis Maranhenses é um patrimônio agora reconhecido mundialmente. Nós, que já conhecemos, sabemos da beleza incomparável, inigualável, desse parque que é administrado pelo nosso ICMBio”, declarou Sabino ao Radar, por telefone.
Para o ministro, o título “vai fortalecer o turismo na região”.
Governador do Maranhão, Carlos Brandão foi à Índia para acompanhar a reunião que concedeu ao parque nacional situado no estado e também celebrou o anúncio.
“A gente começou esse trabalho desde o ano passado, levando o projeto dos Lençóis Maranhenses para disputar o ranking de Patrimônio Natural da Humanidade em Paris. Eles fizeram uma análise dos projetos, foram ao Maranhão e agora aqui em Nova Délhi estão apresentando o resultado”, declarou.
“Agora os Lençóis Maranhenses não é só [dos municípios] de Barreirinhas e de Santo Amaro, Primeira Cruz e Humberto de Campos, e sim do mundo”, acrescentou o governador, que também ressaltou a necessidade de preservar o meio ambiente da região, além de capacitar donos de hoteis, restaurantes e funcionários para receberem bem os turistas.