Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Os recados de Fachin durante reunião com advogados bolsonaristas no TSE

O ministro disse que a Justiça Eleitoral atuará para evitar que 'as pseudoafirmações de fraude comprometam a paz e a segurança das pessoas'

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 ago 2022, 18h12 - Publicado em 8 ago 2022, 17h49

O presidente do TSE, Edson Fachin, se reuniu na tarde desta segunda-feira com um grupo de 11 advogados que apoiam Jair Bolsonaro e deu vários recados indiretos em resposta às ameaças golpistas do presidente à Justiça Eleitoral. O encontro foi marcado depois que Fachin recebeu juristas do grupo Prerrogativas, que apoia Lula, no último dia 26 de julho.

No início de sua fala, o ministro reafirmou que a Corte está preparada para assegurar “a realização de eleições íntegras no Brasil, cumprindo a sua vocação constitucional de garantir a prevalência da soberania popular, ou seja, da democracia”.

Na sequência, Fachin citou entre os muitos desafios a serem enfrentados no pleito desse ano o “o pretenso estabelecimento de um estado de perturbação, movido por atores aparentes e ocultos que, a toda evidência, se esforçam para, a partir do uso recorrente da mentira e do abuso sistemático das palavras, retirar o processo eleitoral de sua órbita normal”.

Ele destacou ainda o valor constitucional calcado no respeito às regras do jogo e a aceitação do julgamento popular, “fielmente espelhado pelas urnas eletrônicas” e na tolerância.

“Diante dessa chave, sem qualquer redução do espaço preferencial conferido à liberdade de expressão, é preciso que a livre circulação de ideias ocorra à margem da violação de preceitos constitucional de igual magnitude. É preciso assinalar que a retórica incendiária baseada em desinformação viola o direito e produz efeitos sociais extremamente nocivos, semeando a conflituosidade, colocando instituições e pessoas em rota de colisão, e atraído a perspectiva de violência em diversos níveis”, declarou.

Continua após a publicidade

“O ataque às instituições eleitorais como pretexto para a repartição de cólera e para a desestabilização do tabuleiro democrático ofende, frontalmente, inúmeros preceitos constitucionais”, acrescentou.

O magistrado então garantiu que o Poder Judiciário vai permanecer repelindo este comportamento, tanto a título de esclarecimento à sociedade quanto para garantir a responsabilização legal.

“A Justiça Eleitoral, nesse panorama, atuará de modo firme, a evitar que as pseudoafirmações de fraude comprometam a paz e a segurança das pessoas e arrisquem a eficácia da escolha popular”, disse Fachin.

Continua após a publicidade

Para concluir, ele disse que as críticas, “possíveis, devem basear-se, invariavelmente, na verdade, na legalidade e no respeito”.

O grupo foi representado pela advogada Géssica Roberta de Almeida Araújo, que, segundo o TSE, disse que a reunião foi uma oportunidade de apresentar o ponto de vista dos juristas e os esforços para o aprimoramento democrático. Ainda de acordo com o tribunal, ela ressaltou que os advogados são favoráveis ao voto por meio das urnas eletrônicas e à pacificação das discussões políticas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.