Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Orquestra Petrobras Sinfônica estreia composição de cearense neste domingo

Sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky, concerto apresenta ‘Redenção’, de Liduino Pitombeira e ‘Sinfonia do Novo Mundo’, na Sala Cecília Meireles

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 out 2022, 18h30

A composição do cearense Liduino Pitombeira terá estreia mundial neste fim de semana, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A música ‘Redenção’ foi encomendada pela a Orquestra Petrobras Sinfônica. O concerto, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky, também apresenta a ‘Sinfonia do Novo Mundo’, do compositor checo Antonín Dvorák

A música inédita busca retratar o processo de retomada após um período crítico. Para o compositor e professor da UFRJ Liduino Pitombeira, o convite da Orquestra foi uma honra. 

“A ideia central da composição é o fluxo que parte de uma situação trágica que, gradualmente, se transforma em uma possibilidade de esperança e redenção. Essa metamorfose coordena todos os gestos em termos melódicos, harmônicos, rítmicos e texturais”, explicou. 

O maestro Isaac Karabtchevsky relaciona a obra ao período pandêmico e a transformação artística proveniente deste período de mazelas e perdas. 

Continua após a publicidade

“Se a pandemia, que tem assolado a todos, produziu devastação e angústia, ela provoca, por meio das artes, uma resposta criativa. É como se, apesar do mal, o ser humano fosse capaz de responder utilizando sua capacidade inventiva. Foi assim desde Da Vinci até recentemente Pitombeira, com o micro-poema sinfônico em quatro movimentos: Destino, Pesadelo e Morte, Esperança e Ressurreição?”, ponderou o maestro.

Apesar de criada quase 130 anos depois, a obra se relaciona com a ‘Sinfonia do Novo Mundo’. Composta por Dvorák em 1893, período em que o checo foi diretor do Conservatório Nacional de Música da América, em Nova York. A sinfonia fala do encantamento com a metrópole, mas também sobre a saudade do país de origem. 

“A Sinfonia do Novo Mundo nos leva, simbolicamente, a uma visão diversa das relações humanas, com novas prioridades e inclusive com mais otimismo. A obra descreve genialmente este momento. Convido todos a assistir a este concerto na Sala Cecília Meireles, que será, sem dúvida, um dos maiores símbolos da nossa retomada”, descreve Karabtchevsky. 

Continua após a publicidade

O espetáculo, de cerca de uma hora e meia, será às 16h deste domingo. Os ingressos antecipados podem ser comprados pela internet.

Serviço:

Orquestra Petrobras Sinfônica

Continua após a publicidade

Local: Sala Cecília Meireles – Rua da Lapa, 47 – Centro
Data: 09/10 – domingo, às 16h
Ingressos: 40 reais e meia-entrada a 20 reais
Classificação indicativa: livre
Duração: 90 minutos
Lotação: 670 lugares

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.