ONU aprova participação da Marinha brasileira em missões de paz
Em 2015, a organização mudou os critérios de habilitação de forças militares para missão de paz. No Brasil, a Marinha é a primeira a receber o status
O Ministério da Defesa recebeu nesta segunda uma notificação inédita da ONU, elevando a capacitação da tropa da Marinha do Brasil para o nível 3. Isso significa que os militares brasileiros atingiram o patamar máximo exigido pela entidade para que um país possa participar das missões de paz envolvendo contingentes das Forças Armadas.
Em 2015, a organização mudou os critérios de habilitação de forças militares para missão de paz. No Brasil, a Marinha foi a primeira a receber. O Exército, que já participou de missões de paz no passado, ainda aguarda a avaliação da entidade.
Com o anúncio, a tropa da Marinha do Brasil passa a ser a primeira do Estado brasileiro a ocupar uma posição neste nível, deixando-a em uma posição vantajosa para um futuro desdobramento em missões de paz da ONU. “Desde que o Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas foi criado, em 2015, essa foi a primeira vez que uma Força Singular conquistou esse status”, diz a Marinha.