Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O reduto petista em SP que Jair Bolsonaro tomou de Lula na eleição

O presidente liberou verbas milionárias, levou comitiva de ministros ao município e fez de tudo para apoiar o PT em Araraquara, mas não comoveu o eleitorado

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 8 out 2024, 10h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lula e edinho
    Num lance de campanha antecipada, Lula anunciou, em Araraquara, com a candidata Eliana Honain no palanque, a liberação de 143 milhões de reais para obras de infraestrutura na cidade; ela terminou derrotada na eleição (Ricardo Stuckert/Divulgação)

    Em maio, o presidente Lula levou uma comitiva de ministros ao município de Araraquara, em São Paulo, para prestigiar um de seus principais conselheiros no PT, o ex-ministro Edinho Silva.

    Prefeito da cidade, Silva buscava eleger sua sucessora, Eliana Honain, mantendo a administração municipal sob controle do petismo. Com a caneta presidencial na mão, Lula não mediu esforços para ajudar o companheiro, anunciando, naqueles dias — num lance de campanha eleitoral antecipada –, um investimento de 143 milhões de reais em obras de infraestrutura para prevenção de enchentes na cidade. A própria candidata petista, como se vê na foto, estava no palanque.

    “Araraquara tem um prefeito que se você pegar os 5.700 prefeitos que tem nesse país, você não vai encontrar nenhum melhor que o companheiro Edinho. Nenhum. Mais qualificado, mais preparado”, disse o petista. “Por isso que é muito gostoso falar com vocês e dizer pra vocês, em alto e bom som: a gente precisa de um país que tenha milhões de pessoas com a alma de um Edinho, com a inteligência de um Edinho, com a inteligência de um Edinho, com a disposição de dar sem pedir as coisas, como faz o Edinho”, seguiu o petista.

    O discurso emocionado de Lula e os milhões do governo federal não foram suficientes, no entanto, para eleger a petista Eliana Honain. A candidata de Edinho e de Lula teve 45,18% dos votos e perdeu para o nome do PL, Dr. Lapena (49,16%),  apoiado por Jair Bolsonaro. Foi uma das derrotas mais sentidas pelo petismo no país.

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.