Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O que atrasa a negociação de alianças de Lula com os partidos

Petista tenta atrair siglas de centro, mas a divisão política nas bancadas do Congresso impede definições antes da janela de troca partidária

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 fev 2022, 07h30

A janela de troca partidária, entre os dias 3 de março e 1º de abril, é o principal fator a atrasar as conversas de Lula com caciques de siglas do centro e do centrão no Congresso.

Com as bancadas divididas entre Jair Bolsonaro, Lula e a chamada terceira via, a adesão antecipada a qualquer um dos projetos que polarizam o país é vista como um risco pelos chefes dos partidos.

Boa parte dos caciques partidários pretende usar os próximos dias de feriado de carnaval e de pré-janela de troca para tentar cooptar deputados insatisfeitos com seus atuais partidos.

A campanha nos estados depende de bons puxadores de votos e é nesse caminho que os dirigentes estão orientando suas agendas de conversas com os deputados.

Gilberto Kassab, por exemplo, vem conversando com Lula e com outros nomes da terceira via, diz que acredita numa candidatura própria do seu partido, o PSD, mas só fará movimento concreto depois do fechamento da janela.

Continua após a publicidade

Os únicos partidos que já aceitaram o prejuízo da definição antecipada de apoio são siglas de esquerda que dependem de Lula para seguirem existindo e os partidos do centrão bolsonarista, como o PP e o PL, que já estão com Bolsonaro.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.