Em reunião com deputados federais nesta sexta-feira, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, deu um panorama sobre o atual momento de “vacas magras” da pasta.
“O limite para o ano que vem do ministério da Infraestrutura inteiro, DNIT, Valec, portos, aeroportos, é 6,3 bilhões de reais. O DNIT vai ter 5,1 bilhões inteiro vai ter menos do que a gente aplicava só em manutenção rodoviária alguns anos atrás”, disse o ministro a parlamentares da bancada do Maranhão.
Segundo Tarcísio, o orçamento do DNIT para o ano que vem será o menor de toda a história do órgão, criado em 2002. “O menor orçamento foi de 4,9, bilhões em 2002, mas se a gente atualizar vai ver que estamos com o menor orçamento da história”, afirmou.
A título de comparação, o ministro, que foi diretor do DNIT durante quatro anos, disse que naquela época o orçamento do departamento chegava a 14 bilhões.
“É por isso que o apoio da bancada e a união entre Executivo e Legislativo é importante para que a gente possa fazer o que é necessário”, pediu.