O “papelão” de Derrite após aprovação do PL Antifacção
Relator não quis responder perguntas e não economizou elogios ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
Minutos após conseguir uma grande vitória com a aprovação do PL Antifacção no plenário da Câmara, o deputado Guilherme Derrite protagonizou um “papelão” ao fazer um pronunciamento à imprensa, evitando responder perguntas e dando posições contraditórias em relação ao que defendeu ao longo da tramitação.
Apesar de a fala ter sido convocada como uma coletiva, Derrite dedicou alguns minutos à leitura de um pronunciamento, sem improvisos que pudessem colocá-lo em apuros.
Cercado de aliados, o parlamentar não quis responder a perguntas dos jornalistas sobre pontos polêmicos da proposta, nem sobre o encontro que teve com os ex-presidentes da Casa Arthur Lira e Eduardo Cunha na semana passada. Mesmo encurralado até deixar o andar principal do prédio do Legislativo, silenciou aos questionamentos.
Apesar de ter reclamado, em mais de uma oportunidade, da suposta tentativa do governo de politizar a tramitação do PL Antifacção, Derrite se desmanchou em elogios ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, potencial adversário de Lula nas urnas em 2026.
Ao longo do discurso, Derrite disse que não buscou a politização da proposta e acusou o Executivo de fazê-lo. A fala, porém, foi recheada de elogios ao governador paulista.
Derrite se licenciou do cargo de secretário de segurança pública de São Paulo e retomou o cargo de deputado federal para relatar a matéria.
A designação do bolsonarista irritou o governo Lula, já que ele é um dos principais auxiliares de Tarcísio e poderia utilizar o tema para beneficiar o chefe do ponto de vista eleitoral.
A falta que faz o Ensino Superior aos maiores influenciadores do Brasil
A reunião de Moraes com o comandante do Exército sobre a prisão de Bolsonaro
A resposta de Janja para o chanceler alemão que criticou Belém
A revolta de evangélicos contra presente da China ao Brasil na COP30
O esquema de doações de Pix desviadas por repórter da Record







