Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O curioso caso da candidata que “perdeu” votos no 2º turno em uma capital

Mariana Carvalho foi a candidata mais votada de Porto Velho no último dia 6, mas foi derrotada por Léo Moraes neste domingo, com quase 6.000 votos a menos

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 out 2024, 08h30

Candidata mais votada à Prefeitura de Porto Velho no primeiro turno, a ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil) foi derrotada neste domingo pelo também ex-deputado Léo Moraes (Podemos). A virada — uma das cinco ocorridas em capitais — teve um gosto especialmente amargo para Mariana, que “perdeu” votos neste segundo turno.

Correligionária do atual prefeito, Hildon Chaves, e do governador de Rondônia, Marcos Rocha, ambos do seu partido, ela também contava com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle, que esteve na cidade para participar de um ato da sua campanha uma semana antes do pleito.

Com a máquina do seu lado, Mariana recebeu 111.329 votos no primeiro turno (44,53% dos válidos). Quase o dobro de Léo, que obteve 64.125 votos (25,65%) no último dia 6.

Apuradas as urnas neste domingo, a candidata bolsonarista obteve 105.406 votos (43,82%) — 5.923 a menos que na primeira etapa das eleições. O seu adversário, por sua vez, foi eleito com 135.118 votos (56,18%), um salto de 110%.

Os votos nos cinco candidatos que ficaram pelo caminho no primeiro turno receberam somaram 74.559, pouco mais que a diferença entre as votações de Léo entre os dois turnos.

Continua após a publicidade

A abstenção também foi maior neste domingo, quando 251.286 eleitores foram às urnas. Dentre eles, 7.143 anularam o voto e 3.619 votaram em branco. No último dia 6, foram registrados 268.585 votos — dentre eles, 11.201 nulos e 7.371 em branco.

Segundo a imprensa local, Mariana comentou o resultado e disse estar com o “coração em paz e muito tranquilo”. “Fizemos uma campanha linda, pautada, na verdade, na sinceridade, na honestidade com a população de Porto Velho. Não foi uma campanha fácil desde o primeiro turno por estar liderando as pesquisas. Fui vítima de muitas fake news, de muitas inverdades e que infelizmente nem todas foram combatidas a tempo”, justificou.

Enquanto a candidata reuniu 12 partidos na sua coligação, tendo Pastor Valcenir, do PL, como vice, o candidato do Podemos concorreu com chapa pura, com Magna dos Anjos Queiroz.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.