Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O bônus da elite do funcionalismo e a faca no pescoço de Lula no Congresso

Senadores usam PEC do Quinquênio para forçar o governo a liberar mais 5,6 bilhões de reais em emendas de comissão

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h02 - Publicado em 24 abr 2024, 15h52

O governo queria aprovar no Senado, nesta quarta, o texto que retoma a cobrança do seguro para vítimas de acidente de trânsito, conhecido como DPVAT, no país. Cobrado de todos os motoristas, o seguro tornou-se fonte de desvios e escândalos de corrupção, sendo sepultado na gestão de Jair Bolsonaro.

No texto que retoma a cobrança, o governo anexou um jabuti que autoriza a máquina a ampliar gastos no ano em 15 bilhões de reais. Para aprovar essa matéria, os senadores exigiram que o Planalto apoiasse uma manobra que garantiria aos caciques algo em torno de 5,6 bilhões de reais em emendas parlamentares de comissão.

Quando o governo tentou rejeitar essa ideia, a coisa piorou. Os senadores ameaçaram aprovar a a PEC do Quinquênio, que concede um bônus salarial de 5% a cada cinco anos a determinadas categorias do funcionalismo. Em claro tom de chantagem, o Planalto foi apresentado ao seguinte cenário: ou aceita liberar os bilhões em emendas, ou se vira com um prejuízo infinitamente maior da aprovação do agrado aos servidores da elite pública — a PEC, segundo estimativas do Senado, deve custar pelo menos 81 bilhões de reais ao governo.

Depois desse jogo bruto, ficou combinado que todos irão conversar na próxima semana.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.