Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Número de famílias ameaçadas de despejo cresce 50% em um ano no Brasil

São Paulo, Amazonas e Pernambuco são estados com mais pessoas nessa situação

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 fev 2023, 10h33 - Publicado em 15 fev 2023, 10h30

O número de famílias ameaçadas de despejo cresceu de 132.291 para 200.323 desde fevereiro do ano passado. De acordo com o Mapeamento Nacional dos Conflitos pela Terra e Moradia, o Estado com maior número de famílias em vulnerabilidade habitacional é São Paulo (63.424), seguido por Amazonas (29.659) e Pernambuco (21.303).

“O despejo é devastador para as famílias, especialmente para mulheres, crianças e pessoas idosas. Desde o momento da ameaça, quando acontece o medo de ser despejado, além do trauma de um despejo violento, até às violações de direito enfrentadas por não ter onde morar”, disse Raquel Ludermir, uma das responsáveis pelo estudo. 

“A moradia é porta de entrada para uma série de direitos básicos. Sem teto e sem comprovante de residência, as crianças não conseguem ter acesso à escola e aos serviços de saúde e lazer, enquanto as pessoas idosas sofrem por questões identitárias e pelos laços afetivos criados com o território”, acrescentou.

O levantamento iniciou em junho de 2020 e, desde lá, identificou mais de 36.500 grupos familiares que foram vítimas de despejo.Além das famílias ameaçadas de despejo, o levantamento mostra também que o país tem mais de 1.115 conflitos envolvendo disputas por terra e moradia. O Mapeamento é produzido pela Campanha Despejo Zero.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.