Após uma década, o Museu da Imigração, vinculado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inicia em dezembro as obras para requalificar o espaço dedicado à exposição de longa duração, no primeiro pavimento.
Durante o período, o museu continuará aberto ao público com uma programação especial sobre temáticas migratórias. A nova mostra, intitulada Migrar – uma história compartilhada sobre nós, tem inauguração prevista para o primeiro semestre de 2025 e trará conteúdos inéditos, peças do acervo, obras de arte, instalações interativas e recursos tecnológicos.
Fruto de ampla pesquisa e escuta participativa, a concepção da nova exposição começou em 2022, incluindo iniciativas como o projeto “8 anos depois de Migrar: experiências, memórias e identidades”.
A mostra ampliará as perspectivas sobre migrações, explorando movimentos contemporâneos, diásporas brasileiras e migrações internas, além de destacar os fatores políticos, ambientais, econômicos e afetivos que impulsionam esses deslocamentos.