Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

MP cobra quinta multa a Lula e terceira a Dilma

A vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, pediu há pouco a condenação de Lula, Dilma Rousseff, Paulo Pereira da Silva e a Força Sindical por propaganda antecipada em evento de homenagem ao Dia do Trabalhador em São Paulo. O Democratas havia entrado com representação no TSE para multar os três, a entidade presidida por Paulinho e ainda […]

Por Da Redação Atualizado em 5 jun 2024, 14h37 - Publicado em 31 Maio 2010, 13h01

Foto: Folha Imagem

A vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, pediu há pouco a condenação de Lula, Dilma Rousseff, Paulo Pereira da Silva e a Força Sindical por propaganda antecipada em evento de homenagem ao Dia do Trabalhador em São Paulo. O Democratas havia entrado com representação no TSE para multar os três, a entidade presidida por Paulinho e ainda a Central Geral dos Trabalhadores Brasileiros por fazerem do ato no dia 1º de Maio campanha em favor da pré-candidata do PT.

A ação, que será julgada pelo ministro Joelson Dias, pode culminar na quinta multa a Lula e a terceira, a Dilma.

Para Cureau, Lula fez propaganda “subliminar” para Dilma ao referir-se indiretamente a ela como “pessoa capaz de dar prosseguimento às ações políticas do seu governo”, induzindo “os eleitores à conclusão de que ela é a pré-candidata mais apta para o exercício do cargo”. Ao lado de Dilma, o presidente disse a um público de quase um milhão de pessoas: “porque eu quero que quem vier depois de mim – e vocês sabem quem eu quero – saiba que tem que fazer mais e melhor”.

Continua após a publicidade

A número 2 do MP eleitoral também cobra punição à Força Sindical e a Paulinho, presidente da entidade, por ele ter chamado Dilma de “futura presidente do Brasil”. Cureau, porém, opinou por não multar a CGTB, por não ter ficado comprovado que essa central fez campanha para a petista. A procuradora discordou da alegação de que Dilma desconhecia o potencial propagandístico do evento. Afirma a procuradora no parecer:

– Levando-se em conta que a representada Dilma Vana Rousseff não ocupa mais qualquer cargo no Governo Federal, exatamente porque desicompatibilizou-se para concorrer às eleições presidenciais vindouras, não haveria qualquer razão para sua presença no evento em tela, que não fosse promover a sua candidatura ao pleito que se avizinha.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.