Sérgio Moro (União-PR) obteve as 27 assinaturas necessárias para desarquivar uma proposta de PEC no Congresso que obriga o presidente da República a escolher para o cargo de procurador-geral da República um indicado da lista tríplice encaminhada pelo órgão.
A PEC de autoria do agora ex-senador Lasier Martins (Podemos-RS) foi apresentada em 2018, mas a sua apreciação não teve desfecho até o fim da legislatura passada. Agora desarquivada, a proposta volta a ser discutida pelos parlamentares. Caso seja votada e aprovada, representará uma pedra no caminho de Lula.
O presidente sinalizou recentemente que deve escolher um nome fora da lista tríplice da PGR para suceder Augusto Aras no cargo, cujo mandato termina em setembro deste ano.
Moro conseguiu ainda assinaturas para desarquivar outras cinco propostas legislativas, entre elas a que proíbe a concessão de indulto a condenados por crimes hediondos ou lavagem de dinheiro e também a que criminaliza o caixa 2 e prevê responsabilização de partidos em casos de corrupção.