Ministra da Noruega desembarca no Brasil para “vender” frutos do mar
Além de participar de feira, a ministra da Pesca e Oceanos da Noruega, Marianne Sivertsen Næss, se encontrará com autoridades brasileiras

Liderada pela ministra da Pesca e Oceanos da Noruega, Marianne Sivertsen Næss, uma delegação que inclui empresas exportadoras de frutos do mar noruegueses desembarca no Brasil nos próximos dias para participar da Seafood Show Latin America. A maior feira de negócios da cadeia do pescado no continente acontece entre 21 e 23 de setembro em São Paulo.
Além da participação na feira, a ministra espera fortalecer o diálogo e as parcerias com o setor. Para isso, Marianne cumprirá uma agenda oficial no país, com a previsão de encontros com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, representantes do Ministério da Agricultura e da Associação Portuária de Santos.
Também estão programadas visitas a empresas marítimas norueguesas instaladas no Brasil, reforçando o compromisso da Noruega com a cooperação internacional em pesquisa, inovação e no desenvolvimento de uma economia oceânica sustentável.
A participação da Noruega na feira já reflete os efeitos concretos da recente assinatura do Acordo de Livre Comércio EFTA–Mercosul, que abre novas oportunidades de comércio e cooperação entre os países.
“Para o setor de frutos do mar, o acordo representa um avanço positivo, pois contribui para a redução de tarifas e a eliminação de barreiras comerciais às exportações. Isso pode abrir caminho para a venda de produtos que até agora tiveram pouca presença na América Latina, como o salmão”, avalia a ministra da Pesca e Oceanos da Noruega.