A primeira-dama Michelle Bolsonaro não esteve ao lado do marido, Jair Bolsonaro, durante o pronunciamento do presidente na tarde desta terça-feira no Palácio da Alvorada. Cercado de auxiliares e aliados, Bolsonaro discursou brevemente, rompendo um silêncio de quase 45 horas desde a vitória de Lula.
Apesar da conhecida aversão de Michelle à política, a ausência dela chamou atenção após a sua forte atuação na campanha nos últimos meses.
Além dela, houve outras ausências importantes no pronunciamento. Dois dos filhos políticos do presidente, o senador Flávio e o vereador Carlos não foram ao Alvorada – apenas Eduardo esteve ao lado do pai.
Atual integrante do primeiro escalão do governo, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, também não compareceu.
O vice-presidente Hamilton Mourão, senador eleito pelo Rio Grande do Sul, nem sequer foi convidado, apesar de morar no Palácio do Jaburu, vizinho ao Alvorada, e despachar do Palácio do Planalto — a cerca de cinco minutos de carro do local.
Ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e eleita senadora pelo Distrito Federal, Damares Alves foi outra que não deu as caras.
Também não estavam ao lado de Bolsonaro durante o pronunciamento os ex-ministros Tarcísio de Freitas, governador eleito de São Paulo, Marcos Pontes, eleito senador pelo mesmo estado, Tereza Cristina, senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul, e Onyx Lorenzoni, que perdeu a disputa ao governo do Rio Grande do Sul no segundo turno.