Membros da Lava-Jato criticam proibição de buscas contra Serra no Senado
Presidente do STF impediu que agentes da PF cumprissem mandados de busca e apreensão no gabinete do tucano
Diante da decisão de Dias Toffoli que proibiu a Polícia Federal de fazer buscas no gabinete de José Serra no Senado, integrates da Lava-Jato demoraram a observar a ocorrência de uma possível “competência seletiva” e a tecer críticas ao entendimento do presidente do STF.
“STF decide que fatos ligados a verba de campanha e crimes conexos devem ser julgados pela Justiça Eleitoral (fevereiro/2018) STF decide que não é bem assim, quando a Justiça Eleitoral expede mandado de busca e apreensão para gabinete de parlamentar (julho/2020)”, anotou a procuradora da República Janice Ascari, chefe da Lava-Jato em São Paulo, em uma rede social, referindo-se a decisões da Corte.
O mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Eleitoral faz parte da operação Paralelo 23, da Polícia Federal, que investiga suposto caixa 2 na campanha do tucano ao Senado em 2014. A decisão do presidente do STF atendeu a um pedido feito pelo do Senado, sob o argumento de que juiz não pode autorizar diligências no Congresso.
O coordenador da Lava-Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, chamou a decisão de Toffoli de “muito equivocada”. “O STF limitou o foro privilegiado para crimes praticados no exercício e em razão da função em 03/05/18. É pacífico que José Serra não tem foro privilegiado para os crimes específicos que a Justiça Eleitoral investiga na operação de hoje. O STF não tem competência sobre o caso”, disse, também em uma rede social.
Ainda segundo Deltan, “se a moda pega”, o mesmo argumento de Toffoli poderia ser utilizado contra buscas e apreensões em outros lugares, “pelo risco de prejuízo à atividade empresarial, judicial, advocatícia, ministerial etc., dignas de igual proteção, o que inviabilizaria a apuração de crimes”.
Leandro Lima vai para hospital após ingerir gasolina em casa
Mendonça pede informações ao governo Lula sobre indicação de mulher negra ao STF
Jogos de hoje, quarta, 12 de novembro: onde assistir futebol ao vivo e horários
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Flávio diz que Gonet envergonha o MPF e o chefe da PGR reage ao filho de Bolsonaro







