Mais de 30 estatais assinam Pacto pela Diversidade promovido pelo governo
Documento é uma iniciativa interministerial que visa impactar a administração pública
Mais de 30 empresas estatais assinaram nesta quarta-feira, 4, em Brasília, um acordo pelo qual se comprometeram a compartilhar boas práticas e dar agilidade à implementação de medidas para promover mais diversidade, equidade e inclusão dentro de seus estabelecimentos.
Chamado de Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais, o documento foi assinado em uma solenidade no prédio da Petrobrás, onde também esteve o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, que classificou o momento como histórico para a administração pública.
“Este pacto não apenas simboliza o compromisso das estatais com o país, mas também coloca os direitos humanos no centro das políticas de desenvolvimento econômico. Não há desenvolvimento verdadeiro sem inclusão e respeito aos direitos humanos”, disse o ministro.
O documento é resultado de um esforço interministerial, garantindo que os diversos ramos contribuam para o cumprimento das metas estabelecidas no acordo. Assim, de acordo com o governo, é seguro que as ideias deixarão de ser apenas imaginação para se transformarem em ações concretas e efetivas.
“Este pacto representa os esforços interministeriais e do governo federal para garantir que ninguém seja ‘deixado para trás’. A diversidade é uma riqueza que agrega valor público e melhora a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, ressaltou a secretária de Coordenação das Empresas Estatais, Elisa Leonel.
Objetivos
Entre os principais objetivos do pacto estão a realização de diagnósticos sobre o perfil de diversidade das organizações.
Além disso, as estatais se comprometeram a formular políticas de diversidade, equidade e inclusão, e a desenvolver normativas que garantam segurança jurídica e eficácia nas ações.