Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula visita projeto de submarino nuclear no Rio de Janeiro

Parceria firmada em 2008 entre Brasil e França prevê a construção em Itaguaí de quatro submarinos convencionais e um de propulsão nuclear

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 23 mar 2023, 08h30

O presidente Lula desembarca no Rio de Janeiro nesta quinta-feira para uma visita ao projeto ProSub, criado em 2008 por meio de uma parceria de transferência de tecnologia entre o Brasil e a França para a construção de quatro submarinos convencionais e um de propulsão nuclear em um estaleiro em Itaguaí, na região metropolitana do Estado. 

O submarino de propulsão nuclear utiliza uma tecnologia que o país ainda não domina. O modelo tem mais tempo de autonomia para rodar submerso do que os convencionais a diesel. A conclusão do submarino que se chamará “Álvaro Alberto” está prevista para 2029. Lula prometeu convidar o presidente da França, Emanuel Macron, para visitar o projeto no Rio, que é tocado pela Marinha.

O estaleiro que constrói os submarinos foi inaugurado em 2018, após atrasos provocados por suspeitas levantadas à época pela Operação Lava-Jato. Dos quatro submarinos convencionais previstos na parceria, dois já foram lançados ao mar ainda no governo de Jair Bolsonaro. O segundo submarino, chamado “Humaitá”, de propulsão diesel-elétrica, está no mar, mas em fase final de testes.

Lula descerrará a placa do submarino, após integrantes da Marinha atualizarem para o governo o status dos trabalhos. A visita será acompanhada pela embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, e pelo ministro da Defesa, José Mucio. 

Na segunda parte da agenda no estado, Lula vai participar de dois eventos ligados ao setor cultural, na capital fluminense. À tarde, ele visitará as obras de reconstrução do Museu Nacional, destruído por um incêndio em 2018. No início da noite, vai assinar um decreto que define as regras e procedimentos gerais dos mecanismos de fomento cultural, como as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo e também a Lei Rouanet, na praça da Cinelândia, no centro da cidade. A agenda terá a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.