Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula leva duro sermão do presidente do Uruguai por afagos a Maduro

'A pior coisa que se pode fazer é tapar o sol com um dedo', disse Luis Lacalle Pou ao criticar Lula por dizer que ditadura na Venezuela é 'narrativa'

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 jun 2023, 21h57 - Publicado em 30 Maio 2023, 15h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dia depois de Lula ter classificado o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela, de democracia e ter acusado os Estados Unidos de usarem sanções econômicas para alimentar uma “narrativa” contra o ditador, coube ao presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, expor o constrangimento gerado pelas falas do petista.

    “Esta reunião foi precedida, não sei se de maneira planejada ou não, por uma reunião bilateral entre Brasil e Venezuela. E uma declaração que está se negociando e que tenho aqui. Eu, presidente (Lula), quero dizer que fui surpreendido quando se disse que o que se passou na Venezuela é uma narrativa”, disse o uruguaio.

    “Vocês sabem o que pensamos a respeito da Venezuela do governo da Venezuela. Agora, se existem tantos grupos no mundo tentando mediar para que a democracia seja plena na Venezuela, para que sejam respeitados os direitos humanos e para que não haja presos políticos, a pior coisa que se pode fazer é tapar o sol com um dedo. Vamos dar o nome que tem”, seguiu Lacalle Pou.

    O uruguaio, em outro trecho do discurso, deixou claro suas divergências em relação à declaração proposta por Lula, falando sobre democracia, sobre direitos humanos e sobre proteger as instituições.

    “Quando assinamos, não teremos a mesma definição do que se trata o respeito pelas instituições, o direitos humanos e a democracia”, disse o uruguaio, rejeitando assinar tal declaração com Maduro.

    “Nós seremos julgados por nossas ações. Não vamos perder tempo porque a vida termina e — alguns creem que não — os governos também”, disse Lacalle Pou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.