Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Lula conversa com premiê do Japão sobre acordo comercial com Mercosul

Segundo o Planalto, o presidente recebeu telefonema do primeiro-ministro Fumio Kishida, em que falaram sobre possível visita do líder japonês ao Brasil

Por Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 17h00 - Publicado em 10 jan 2024, 12h01

O Planalto informou há pouco que o presidente Lula recebeu na manhã desta quarta um telefonema do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, no qual os dois conversaram sobre a possibilidade de um acordo comercial entre Mercosul e o país asiático. Na ligação, eles também manifestaram a intenção de que o líder japonês visite o Brasil, “oportunamente”.

Segundo a Presidência, Lula e Kishida também trataram fortalecimento da parceria estratégica e do comércio entre os dois países, da presidência brasileira do G20 e da cooperação entre os dois países nos foros multilaterais em prol da paz, da democracia e da superação da pobreza.

O brasileiro aproveitou o telefonema para expressar solidariedade ao povo japonês e em particular às vítimas dos terremotos do dia 1º de janeiro.

“[Lula] Relembrou que, no próximo ano, Brasil e Japão completam 130 anos de relações diplomáticas. Concordou que ambos os países continuem a trabalhar pelo fortalecimento da parceira estratégica e pelo aumento do comércio bilateral”, relatou a Secom, em nota.

“Os dois líderes falaram também sobre a defesa da paz e da superação dos conflitos em andamento no mundo. Concordaram sobre a importância do fortalecimento das instâncias multilaterais para que guerras como a de Gaza e a da Ucrânia não venham a se repetir”, acrescentou o comunicado.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o Planalto, o presidente agradeceu o convite que recebeu de Kishida no ano passado para participar da cúpula do G7, em Hiroshima, e manifestou vontade de que o Japão esteja envolvido em todas as instâncias de discussão do G20 este ano, realçando a necessidade de trazer o debate sobre as mudanças climáticas e energias renováveis para o centro das discussões do grupo.

Lula disse também que o Brasil lançará no G20 uma “aliança global” contra a fome e a pobreza e que a superação das desigualdades é fundamental para a defesa da democracia. “Não é possível explicar para a humanidade por que se gasta mais recursos em guerras do que no combate à pobreza”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.