Lula conversa com Macron sobre busca por “solução pacífica” na Venezuela
No Chile para visita de Estado, o brasileiro recebeu ligação do francês e agradeceu o carinho dele na recepção à delegação brasileira na Olimpíada de Paris
O Planalto informou há pouco que o presidente Lula recebeu um telefonema do francês Emmanuel Macron nesta segunda-feira, 5, durante a visita de Estado do brasileiro a Santiago, no Chile, na qual os dois discutiram a situação na Venezuela após as eleições do último dia 28 de julho.
Segundo o comunicado, o presidente da França elogiou a posição de Brasil, Colômbia e México emitida em nota conjunta na última quinta, e “a posição do país de estimulo ao diálogo entre o governo e a oposição venezuelana”.
No texto, os três países reforçaram o pedido para que as autoridades eleitorais do país divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação, posição adotada pelo governo Lula desde o dia seguinte às eleições. Na madrugada seguinte ao pleito, o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou a vitória do presidente Nicolás Maduro, mas o resultado é questionado pela oposição e por boa parte da comunidade internacional.
De acordo com o governo brasileiro, na ligação com Macron, Lula reiterou seu “compromisso com a busca de uma solução pacífica entre as partes e que respeite a soberania do povo venezuelano”.
Na mesma conversa, o francês agradeceu a presença da primeira-dama Janja da Silva na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris e Lula “agradeceu o carinho de Macron e de sua esposa na recepção à delegação brasileira”.