Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula apresenta projeto que aumenta pena para incêndios criminosos

As propostas de mudanças na Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, foram enviadas ao Congresso

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 out 2024, 17h19 - Publicado em 15 out 2024, 16h14

O governo enviou ao Congresso, nesta terça-feira, 15, a proposta que aumenta as penas para crimes ambientais — especialmente para quem provocar queimadas — no país. A punição, nesse caso, aumentaria para até seis anos de reclusão e multa (a pena máxima atual é de quatro anos). As sugestões são do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

As propostas de mudanças na lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, foram apresentadas por Lula em cerimônia no Palácio do Planalto.

“Ninguém vai brincar com o clima. As pessoas terão que ser punidas severamente”, disse Lula ao falar da proposta de lei.

O ministro Ricardo Lewandowski explicou que crimes ambientais são gravíssimos e que os lucros dessa prática perdem apenas para o tráfico de drogas. “Esses delitos estão ligados não apenas ao desmatamento ilegal, mas ao tráfico de animais silvestres e ao garimpo ilegal”, disse.

Continua após a publicidade

Marina Silva disse que o agravamento da pena demonstra que não haverá mais a expectativa da certeza de impunidade. “A elevação da pena é fundamental para que aqueles que cometem crimes ambientais não venham com a expectativa de que terão punições alternativas ou redução de penas.”

As propostas são uma tentativa de alinhar a legislação brasileira aos padrões internacionais de proteção ao meio ambiente.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.