Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF
Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2013, ministro atuou por mais de 12 anos e 3 meses como membro da Suprema Corte

O ministro Luis Roberto Barroso acaba de anunciar sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal. O anúncio aconteceu durante a sessão plenária do STF na tarde desta quinta-feira.
Com 67 anos, Barroso deixou a Corte oito anos antes do prazo previsto, já que a Constituição estabelece aposentadoria compulsória de cargos públicos aos 75 anos.
Na ocasião, Barroso leu uma carta aos colegas ministros presentes. Entre outros pontos, o magistrado destacou que seu tempo enquanto ministro do Supremo foi de “imensa dedicação à causa da Justiça, da Constituição e da democracia”.
“Ao longo desse período, enfrentei e superei, com discrição, dificuldades e perdas pessoais. Nada disso me afastou da missão que havia assumido perante o país em minha consciência de dar o melhor de mim na prestação da Justiça”, declarou.
Visivelmente emocionado, o ministro informou que agora seguirá “novos rumos”, ainda não definidos, mas que, sem apego ao poder, quer viver “um pouco mais da vida que me resta” sem a exposição pública, as obrigações e exigências do cargo.
Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2013, Barroso ocupou a cadeira de ministro do STF por pouco mais de 12 anos e 3 meses. Sua aposentadoria abrirá caminho para a terceira indicação do presidente Lula ao Supremo somente neste mandato.