Lojas digitais escaparam de 86 mil tentativas de fraude no Dia do Cliente
Levantamento considerou o período de 2 a 15 de setembro em compras feitas pelo e-commerce
Comerciantes escaparam do prejuízo de ao menos 97 milhões de reais em tentativas de fraude durante o Dia do Cliente. Os sistemas de proteção conseguiram neutralizar cerca de 86 mil golpes. Em comparação a 2021, houve queda de 20,7%
Os números foram obtidos pela análise de dados da ClearSale, empresa especializada em segurança do mercado digital. Para o executivo da empresa, Marcelo Queiroz, o resultado da pesquisa pode indicar uma queda no cenário de risco de um ano para o outro.
“Pode ser explicado por alguns fatores, como a maior conscientização das pessoas que entraram no mercado digital durante a pandemia, que estão mais atentas em relação à segurança dos dados e importância de ter senhas mais robustas”, analisou Queiroz.
Os itens mais procurados pelos golpistas foram acessórios (4,7%), eletrônicos (4,6%), celular (3,4%), ferramentas (3,3%) e mercado automotivo (3,1%). No ano anterior, a lista foi mais concentrada em eletrônicos, com 22% das tentativas de fraude. Só celulares e ar-condicionados foram alvo de 6% e 5,2% dos ataques cibernéticos.