Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Lewandowski agradece CCJ da Câmara por aprovar PEC da Segurança Pública

Comissão faz duas mudanças no texto enviado pelo governo; uma delas retirou da União a competência privativa para legislar sobre segurança e defesa social

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jul 2025, 19h59 - Publicado em 15 jul 2025, 19h46

Depois de o governo Lula e a oposição firmarem um acordo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira, por 43 votos a 23, PEC da Segurança Pública. O ministro Ricardo Lewandowski, principal responsável pela proposta, agradeceu o colegiado publicamente pelo “elevado espírito público”.

Agora, o texto segue para análise de uma comissão especial.

Lewandowski afirmou que os “pequenos ajustes” que o deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE) fez em seu relatório “não alteraram a essência da proposta do governo, cujo objetivo é integrar a ação das polícias brasileiras no combate à criminalidade”. 

“É um primeiro passo para uma verdadeira reforma da segurança pública no país”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública.

Em relação à proposta inicial do governo Lula, o parecer aprovado pela CCJ retirou da União a competência privativa para legislar sobre segurança pública, defesa social e o sistema penitenciário e suprimiu o termo “exclusiva” em trecho que restringia a apuração de infrações penais à Polícia Federal (PF) e às polícias civis dos estados e do Distrito Federal, o que limitava, segundo Mendonça Filho, a atuação do Ministério Público e o funcionamento de CPIs.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.