Latam cancela voo de comitiva brasileira do Parlamento Amazônico ao Peru
Depois de problema com luzes de pista de pouso do aeroporto internacional de Lima, Ministério de Transportes confirma restabelecimento de operações
A Latam cancelou o voo no qual uma comitiva de deputadas e senadores brasileiros integrantes do Parlamento Amazônico (Parlamaz) viajaria de Brasília para Lima nesta segunda-feira, às 9h. Liderado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o grupo tenta ser reacomodado em voo de outra companhia aérea para chegar à capital peruana até terça de manhã, quando está marcada a próxima reunião do órgão composto por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Durante a madrugada de domingo para segunda, o Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, ficou fechado por problemas no sistema elétrico das luzes da pista de pouso. Em comunicado, o Ministério de Transportes e Comunicações do Peru informou que o sistema foi completamente restabelecido.
Em nota, a Latam Airlines Peru informa que retomou sua operação doméstica e internacional no aeroporto de Lima nesta segunda, mas “dezenas de aeronaves tiveram que se alternar para diversos destinos em outros países e regiões e alguns voos ainda poderão ter seus itinerários afetados”.
“Lamentamos todo o impacto que esta ocorrência alheia à nossa responsabilidade e vontade teve nas viagens dos nossos passageiros e agradecemos a compreensão”, afirma a aérea.
Além de Nelsinho Trad, estão na comitiva brasileira que tenta chegar à capital peruana o senador Esperidião Amin (PP-SC), as deputadas Professora Goreth (PDT-AP) e Socorro Neri (PP-AC) e a ex-deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC). Na agenda do grupo, há previsão de fazer uma visita à presidente do Peru, Dina Boluarte, no Palácio do Governo, conhecido como Casa de Pizarro, na terça de manhã.
Os parlamentares afirmam que o cancelamento do voo pela Latam pode resultar no cancelamento da oitava sessão do Parlamaz. O encontro é considerado “crucial”. O Itamaraty pediu o apoio de Nelsinho Trad, atual presidente do Parmalaz, para fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).