Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Justiça rejeita ação do PT contra privatização da Sabesp

Em três dias, oposição ao governo Tarcísio na Alesp teve duas derrotas no TJSP

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 20h08 - Publicado em 13 nov 2023, 18h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O desembargador Matheus Fontes rejeitou nesta segunda-feira o mandado de segurança impetrado no Tribunal de Justiça de São Paulo pela bancada petista na Assembleia Legislativa de São Paulo. Os deputados estaduais do PT queriam barrar o processo de privatização da Sabesp, que corre no Congresso de Comissões

    A ação, encabeçada pelo deputado estadual Emídio de Souza, afirma “flagrante vício relacionado a aspectos formais e procedimentais da atuação legislativa ao desrespeitar disposições da Constituição do Estado de São Paulo e do Regimento Interno da própria Alesp”. 

    Segundo a Corte, o texto ainda está em discussão no Poder Legislativo, que pode inclusive analisar a constitucionalidade da matéria. O desembargador afirma também que a tramitação em regime de urgência é prerrogativa do Presidente da Alesp. 

    “Salvo raríssimas exceções, em se tratando de impugnações referentes ao procedimento de elaboração das leis, o Poder Judiciário terá competência para sindicar a constitucionalidade do ato somente quando o alegado desrespeito se der diretamente contra as normas constitucionais ínsitas ao processo legislativo”, escreveu Fontes na decisão. “O que, em juízo de cognição sumária, não vislumbro”, completou. 

    Outra decisão, do mesmo desembargador, rejeitou na sexta-feira passada, o mandado de segurança impetrado pelo deputado do PSOL, Guilherme Cortez. As duas matérias alegam que, por se tratar de alteração à Constituição Estadual, o projeto que autoriza a venda de ações da Sabesp, deveria ser uma Proposta de Emenda Constitucional, mas tramita como Projeto de Lei. 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.