Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Justiça manda retirar vídeo de Rosana Valle contra Paulo Alexandre Barbosa

Decisão acata denúncia de propaganda eleitoral antecipada e fake news; deputados são pré-candidatos em Santos

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 jun 2024, 11h06 - Publicado em 14 jun 2024, 10h30

O juiz eleitoral Frederico dos Santos Messias acatou a denúncia do PSDB contra Rosana Valle (PL) por “divulgação de notícia sabidamente falsa” e “propaganda negativa antecipada”. Em entrevista, Rosana chamou Paulo Alexandre Barbosa, seu adversário na corrida pela Prefeitura de Santos, de “ficha suja” e “inelegível”.

Barbosa foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e, em primeiro momento, teve os direitos políticos suspensos. Ele ainda pode concorrer às eleições, caso a Justiça aceite recurso.

“Ainda que o fato condenação por improbidade administrativa seja verdadeiro, a valoração implementada na entrevista pela entrevistada, imputando ao Senhor Paulo Alexandre Barbosa a condição de ‘ficha suja’ e ‘inelegível’, não é, nesse momento, verdadeira, a revelar forte indício de propaganda antecipada negativa”, diz a decisão.

A liminar ordena o Google a retirar o vídeo da entrevista do programa ZR News do ar e que Rosana Valle se abstenha de “ao mencionar o fato verdadeiro (condenação por improbidade administrativa), imputar ao Senhor Paulo Alexandre Barbosa a condição de ‘ficha suja’ e ‘inelegível’ em razão desse fato específico”.

Continua após a publicidade

Em levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta semana, Rosana lidera as intenções de voto em Santos em dois cenários. Em uma eventual disputa contra o atual prefeito Rogério Santos (Republicanos), a deputada teria 39,9% dos votos contra 25,8% do pré-candidato à reeleição.

Já num cenário com Paulo Alexandre Barbosa no páreo, a disputa ficaria mais acirrada. A deputada bolsonarista tem 36% das intenções de voto contra 35,5% do tucano. O instituto ouviu 800 pessoas, entre os dias 7 e 12 de junho, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.