Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Juscelino Filho quer impedir bloqueio de fundos ligados a telecomunicações

Objetivo é garantir que programas do governo Lula não sejam descontinuados

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 jul 2024, 10h30

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, quer impedir o contingenciamento de fundos ligados a telecomunicações usados desde o ano passado para ações de inclusão digital, que somam mais de 1,3 bilhão de reais por ano. A proposta é criar um obstáculo legal para que políticas públicas do governo Lula não sejam descontinuadas, como levar internet para escolas, periferias, pequenas cidades e populações que vivem em lugares remotos, como comunidades ribeirinhas e aldeias.

Por décadas, esses fundos foram bloqueados para contribuir com o superávit primário das contas públicas, em especial o Fundo para Universalização dos Serviços de Telecomunicações. No ano passado, foram aprovadas as primeiras linhas de crédito com recursos do Fust, no valor de 2,2 bilhões de reais. O ministro tem conversado com parlamentares sobre dois projetos de lei complementar com esse objetivo e mobilizou a equipe técnica da pasta para debater o assunto no Congresso.

“No ano passado, nós conseguimos fazer os primeiros investimentos do Fust, depois de mais de duas décadas parado. Não podemos deixar que continue o recolhimento para esses fundos e o dinheiro não seja gasto com o objetivo da criação do fundo, que é promover a inclusão social por meio da inclusão digital. É nossa obrigação seguir com esse trabalho, principalmente agora que a conectividade e o conhecimento do mundo digital é tão importante na vida das pessoas”, afirma o ministro.

Além do Fust, o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) também é utilizado para apoiar ações de desenvolvimento de inovação na área. Na semana passada, os secretários de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Diniz Wellisch, e de Telecomunicações da pasta, Hermano Tercius, foram ao Senado para debater os projetos de lei complementar n° 77/2022 e nº 81/2022 para buscar apoio da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.