Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Investigado por corrupção, Ricardo Coutinho é denunciado pela quinta vez

Ex-governador da Paraíba é acusado de lavagem de dinheiro na construção do 'QG' de seu grupo

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2020, 19h17 - Publicado em 13 jul 2020, 19h16

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho foi denunciado pela quinta vez nesta segunda-feira no âmbito na Operação Calvário. Na denúncia oferecida à Justiça pelo Ministério Público do estado, o político é acusado de lavagem de dinheiro e ocultação de valores.

Segundo a acusação, Coutinho, na condição de chefe de uma organização criminosa, teria ocultado “a proveniência ilícita dos recursos desviados, na medida em que se utilizou dos valores para aquisição, reforma e ambientação” de um imóvel onde funcionava a sede de uma das “bases operacionais” do grupo – conhecida como “Canal 40”.

O Ministério Público aponta que Coutinho, como suposto líder da empresa criminosa, lançava mão de interpostas pessoas, algumas delas também integrantes do grupo, “para dissimular e ocultar a origem ilícita dos recursos destinados a reforma e decoração” do QG.

De acordo com a denúncia, esses valores seriam provenientes de desvios de verbas públicas decorrente da implementação de um “sistema de corrupção enraizado nas diversas pastas do Governo do Estado”, a exemplo das Organizações Sociais Cruz Vermelha, IPCEP e Lifesa, além de “centenas de procedimentos inexigibilidades na Secretaria de Educação”.

Por isso, afirmam a reforma no imóvel do QG do grupo de Coutinho teve que ser feita de forma secreta, sem divulgação, sem seguir os tramites administrativos necessários a toda e qualquer construção civil, “de forma que nos levam a processos de branqueamento de ativos (lavagem de dinheiro)”.

Além do ex-governador, foram denunciados o irmão dele, Coriolano Coutinho, e mais outras cinco pessoas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.