Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Instituto Marielle entregará relatório sobre racismo no Brasil à ONU

Mecanismo de Igualdade e Justiça Racial das Nações Unidas faz sua primeira visita à América Latina nesta quinta e sexta, no Chile

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 dez 2022, 19h08 - Publicado em 1 dez 2022, 18h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Instituto Marielle Franco entregará um relatório a ONU um relatório com os desafios para a igualdade e a justiça racial no Brasil. 

    Publicidade

    A entidade criada após o assassinato da vereadora Marielle Franco em 2018 no Rio e comandada por sua irmã, Anielle Franco, faz parte do grupo de organizações que estão presentes na primeira visita do Mecanismo de Igualdade e Justiça Racial da ONU na América Latina.  

    Publicidade

    O encontro ocorre nesta quinta e sexta em Santiago, no Chile. O mecanismo foi criado após o assassinato de George Floyd, em 2020, nos EUA, e a reboque da reação do movimento negro organizado contra mais um caso de violência policial contra pessoas não brancas. 

    A advogada do Instituto Marielle Franco, Brisa Lima, defende no relatório entregue a ONU a tomada de ações junto ao judiciário e às polícias em favor das vítimas do racismo estrutural, que existe no Brasil e em outros países da América Latina.  

    “Até hoje, estamos há quase cinco anos sem respostas sobre quem mandou matar Marielle e o porquê. É necessário que o Estado brasileiro garanta a higidez das investigações e traga respostas para familiares e toda a sociedade brasileira, uma vez que este é um crime que se configura como um atentado à nossa democracia. Esses são alguns pontos que serão abordados no relatório que será entregue a fim de avançarmos na construção de reparação e justiça racial para nosso povo”, disse.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.