O governo Lula zerou por um ano o imposto de importação de seis produtos, entre chapas de aço e alumínio, aparelhos digitais de pressão e antenas para radar.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira por Geraldo Alckmin, com base em decisão da Câmara de Comércio Exterior, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, pasta comanda pelo próprio vice-presidente.
Não foi divulgado o impacto da renúncia fiscal. Alckmin disse que o incentivo tem como objetivo facilitar a compra de equipamentos pela a indústria de alto valor agregado.
Foi zerado, por exemplo, o IPI para dois tipos de folhas de aço e dois tipos de chapas de alumínio. Também foram reduzidas a zero as alíquotas para medidores de pressão digitais de pulso e antenas para radar.
“Ao zerar o imposto de importação, que variavam entre 12 e 16%, o Ministério do Desenvolvimento confere à indústria uma economia para a aquisição desses itens – em especial indústrias que produzem itens de alto valor agregado, além de produtos médicos – e beneficia diretamente o consumidor final”, disse Alckmin.