Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

‘Forças Armadas não se sentem prestigiadas’, diz Defesa sobre eleições

O ministro Paulo Sérgio Nogueira enviou ofício ao ministro Edson Fachin, presidente do TSE, cobrando participação militar no pleito

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jun 2022, 19h38 - Publicado em 10 jun 2022, 18h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, enviou nesta sexta-feira um ofício ao Tribunal Superior Eleitoral afirmando que as Forças Armadas não se sentem “prestigiadas” no decorrer dos preparativos para as eleições deste ano.

    Os militares foram convidados para integrar a Comissão de Transparência Eleitoral e apresentaram sete sugestões de ‘aperfeiçoamento’ do sistema à Corte — que, por sua vez, recusou os pontos levantados, respondendo que as propostas eram ou redundantes (em relação ao que já existe) ou inviáveis.

    “Destaca-se que as Forças Armadas foram elencadas como entidades fiscalizadoras, ao lado de outras instituições, legitimadas a participar das etapas do processo de fiscalização do sistema eletrônico de votação (…) Até o momento, reitero, as Forças Armadas não se sentem devidamente prestigiadas por atenderem ao honroso convite do TSE para integrar a CTE”, diz trecho do documento.

    O ofício da Defesa afirma que pediu ao TSE uma discussão técnica para explicar as sugestões enviadas, mas que a Corte não sinalizou que pretende “aprofundar a discussão”. A pasta insistiu, ainda, que as propostas precisam ser debatidas pelos técnicos.

    Continua após a publicidade

    Por fim, Paulo Sérgio Nogueira encerra o documento afirmando que as Forças Armadas querem concluir o processo eleitoral sem “desconfiança dos eleitores” e defendem que eleições transparentes são “questão de soberania nacional“.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.