Forças Armadas iniciam alistamento voluntário feminino
Há 1.465 vagas disponíveis, que deverão ser preenchidas até o dia 30 de junho

As Forças Armadas iniciaram, na última quarta-feira, 1º de janeiro, o processo de alistamento militar voluntário feminino destinado a mulheres que completam 18 anos em 2025. O período de alistamento seguirá até 30 de junho deste ano e oferta 1.465 vagas às mulheres que cumprirem as regras do recrutamento, dividido em etapas.
De acordo com o governo, a primeira fase é o alistamento, que pode ser feito de forma online ou presencial, em uma Junta de Serviço Militar, nos 28 municípios contemplados no Plano Geral de Convocação. As interessadas podem escolher a Força em que desejam ingressar (Exército, Marinha ou Aeronáutica), e será levado em conta a disponibilidade de vagas, a aptidão da candidata e a especificidade exigida por cada uma dessas frentes, além de testes físicos e inspeções de saúde, que incluem exames clínicos e laboratoriais.
As selecionadas serão incorporadas já em 2026, no primeiro ou segundo semestre, ocupando a graduação de soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha. Essa é a etapa limite em que é possível manifestar o desejo pela desistência.
Contudo, a iniciativa ainda não abrange o país todo. Os municípios contemplados, por enquanto, são Águas Lindas de Goiás (GO), Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba, Florianópolis, Formosa (GO), Fortaleza, Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus, Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo e Valparaíso de Goiás (GO).