Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Fluxo de venezuelanos para Roraima aumentou às vésperas de eleições

Prefeitura de Pacaraima afirma ter havido aumento de 25% nas entradas diárias; senador atribui movimento à “falta de perspectiva” no país vizinho

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jul 2024, 11h10 - Publicado em 30 jul 2024, 06h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A saída de venezuelanos de seu país para o Brasil pela fronteira na divisa de Santa Elena de Uairén com Pacaraima, em Roraima, acelerou na semana das eleições em que Nicolás Maduro foi proclamado vencedor sob contestações da oposição e de vários países das Américas.

    De acordo com números colhidos pela prefeitura de Pacaraima junto à Polícia Federal (PF) e à Operação Acolhida, a média de entradas diárias de 14 a 18 de julho foi de 406 venezuelanos, e o número subiu para 507 por dia no período de 19 a 23 de julho, um aumento de 25%.

    O total de entradas registradas pela Operação Acolhida em junho inteiro foi de 8.846. Só até 24 de julho, faltando uma semana para o fim do mês, foram 8.841, segundo os dados da prefeitura da cidade fronteiriça.

    Na última sexta-feira à noite, o governo de Nicolás Maduro fechou o lado venezuelano da fronteira com o Brasil. Voltou a abri-la nesta segunda-feira, às 12h.

    “Com essa falta de perspectiva e sem esperança de que o país melhore, as pessoas continuam saindo”, afirmou o senador Dr. Hiran (PP-RR). “Na sexta-feira, entraram mais ou menos umas 800 pessoas em Roraima pela Operação Acolhida”, acrescentou.

    Na avaliação do parlamentar, a tendência é o fluxo de venezuelanos para o Brasil continuar aumentando. “A perspectiva de o país voltar à normalidade democrática e de melhoria da condição de vida das pessoas cai por terra com esse resultado ruim para o povo venezuelano e para nós, vítimas desse êxodo humano desde 2016.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.