Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ex-‘segurança’ de Bolsonaro, Datena vai a Lula e prevê vitória do petista

De acordo com Márcio França, o apresentador que se encontrou com o presidente na sexta, projetou que Lula vencerá por 1,4 milhão de votos

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 out 2022, 17h34 - Publicado em 10 out 2022, 10h13

Após aparecer ao lado de Jair Bolsonaro na sexta, o apresentador José Luiz Datena jantou neste domingo com Lula. O primeiro a revelar o encontro foi o candidato ao Senado da chapa petista em São Paulo, Márcio França, anfitrião do jantar. O ex-governador informou no Twitter que Datena projetou uma vitória apertada de Lula, por 1,4 milhão de votos.

O apresentador do Brasil Urgente, que foi confundido por internautas como um segurança de Bolsonaro durante a entrevista raivosa do presidente no Palácio da Alvorada, já havia declarado neutralidade no segundo turno. Nesta segunda, ele reforçou o posicionamento antes de introduzir com elogios Márcio França a uma entrevista na Rádio Bandeirantes, que não foi conduzida pelo jornalista que alegou: “não é nem ético conversar com o Márcio agora”. 

“Foi uma boa reunião que eu tive com o presidente Lula, como foi com o presidente Jair Bolsonaro lá em Brasília, e a foto que eu tirei com o Lula, eu fiquei do lado do Bolsonaro umas duas, três horas, lá no Palácio. Como eu encontrei com o Lula ontem, eu tirei a foto com o Lula normalmente. E isso não significa, como eu já disse por ocasião da reunião com o presidente Bolsonaro, apoio ao presidente Lula. Eu não apoio nem o Lula nem o Bolsonaro, porque como jornalista e como regra da minha empresa, é uma empresa neutra politicamente, eu não tô do lado nem de um, nem do outro. É que quando eu tô com um, os outros me arrebentam. Quando eu tô com o outro, os outros me arrebentam. Na verdade, eu quero que quem me arrebenta se exploda porque eu sou independente, pronto, acabou”, declarou Datena. Conforme ele, a relação com os presidenciáveis é estritamente profissional. 

“Eu não puxo o saco de ninguém, mas sou jornalista. Quando dois líderes da nação disputam a Presidência, são os dois únicos candidatos à Presidência e me convidam para conversar, primeiro eu vou por educação, não vou negar um convite do presidente da República e de um ex-presidente. Segundo, eu vou porque sou profissional. Vou lá pra saber o que é que vai acontecer nas eleições. E já percebi que as eleições serão pra lá de acaloradas, os debates não vão ser fáceis, porque o Lula diz que vai responder ao Bolsonaro à altura dos ataques que vierem, e nós vamos ter debates, no mínimo, acalorados aí. Então isso eu já tive de informação profissional, já percebi”, acrescentou.

Neste ano, a possibilidade de Datena ser o candidato bolsonarista ao Senado por São Paulo esteve próxima de se concretizar. Bolsonaro nunca escondeu sua predileção e o apresentador era pré-candidato, quando decidiu recusar o convite. Em junho, ele disse que resolveu “seguir seu caminho” durante o programa de TV comandado por Datena desde 2003.

José Luiz Datena se filiou ao PT nos anos 1990 e ficou no partido por mais de 20 anos. Em 2015, ele se juntou ao PP e foi pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, mas o apresentador anunciou que desistiria das eleições municipais após denúncias de corrupção contra os Progressistas. De lá para cá, Datena passou pelo PRP, DEM, MDB, PSL, União Brasil e hoje está no PSC.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.