EUA suspendem medicamento contra a Covid-19 e Anvisa pede explicações
Remédios feitos com anticorpos são vendidos no Brasil pelas empresas Eli Lily e Roche, mas só podem ser administrados em hospitais

A Anvisa divulgou que pediu esclarecimento às farmacêuticas Eli Lily e Roche sobre a suspensão pelo FDA (a agência sanitária dos EUA) da autorização de uso de seus remédios contra a Covid-19.
Em maio do ano passado a Anvisa aprovou o uso emergencial dos medicamentos dessas farmacêuticas que são compostos por anticorpos que reagem à doença provocada pelo novo coronavírus.
Os remédios não podem ser comprados em farmácias e só podem ser ministrados em hospitais, em pacientes com as formas leves e moderadas, que não estejam em ventilação mecânica, mas que tenham risco alto de desenvolverem as formas graves da doença.
“Após a decisão do FDA, a Anvisa notificou as empresas Eli Lily e Roche para que apresentem justificativas para a manutenção da autorização de uso emergencial dos produtos casirivimabe + indevimabe e etesevimabe + banlanivimabe”, diz a agência de vigilância.
A Anvise manteve a autorização do uso, dado que as dúvidas quando a eficácia contra novas variantes do vírus estão expressas na bula, ficando a cargo de quem prescreve o medicamento “a avaliação clínica de eventual benefício quando da utilização do tratamento”.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.