Estudo diferencia o que é diversão e jogo de azar no universo gamer
A categorização visa evitar prejuízo aos jogadores e aumentar a aplicabilidade das regulamentações
Uma parceria entre a Universidade de Stanford, a Universidade Estadual da Califórnia e a plataforma de jogos indiana WinZO, desenvolveu um método de análise de dados que distingue jogos de habilidade de jogos de apostas e de azar. O objetivo da técnica é garantir a conformidade com as regulamentações e proteger os usuários de produtos prejudiciais.
O método consiste em um modelo de análise estatística sobre mais de 100 milhões de usuários e bilhões de sessões de jogo para determinar a predominância da habilidade nos jogos. Desta forma, é possível aferir uma diferença clara entre jogos baseados em habilidade, onde o pensamento estratégico, a destreza e a agilidade desempenham papéis fundamentais, e jogos de azar, que dependem predominantemente da sorte.
De acordo com a WinZO, o estudo já foi aplicado na própria plataforma e passou por rigorosos testes, confirmando que todos os jogos da empresa disponíveis ao público atendem aos critérios legais para jogos de habilidade.
Cofundador da WinZO, Paavan Nanda explicou que outras empresas poderão fazer uso do método em algum tempo.
“Essa iniciativa visa trazer clareza ao ecossistema de jogos, fornecendo um método acessível e científico, que em breve estará disponível para todos os desenvolvedores, estabelecendo um novo padrão na indústria”, disse.
Regulamentação no Brasil
Em maio deste ano, o presidente Lula sancionou o Marco Legal dos Jogos Eletrônicos. A lei reconhece a legitimidade dos jogos de habilidade e busca regulamentar justamente aqueles categorizados como de azar, como jogos de cassino, bingo, vídeo bingo, apostas online, “jogo do bicho” e corridas de cavalo.