Entidades criticam falta de espaço em encontro de juventude do G20
Organização do evento em Belém afirma que mais de 800 jovens do Pará estiveram na abertura do evento, nesta segunda, no Theatro da Paz

O Radar mostrou, nesta terça, que Belém recebe, nesta semana, o Summit Y20, grupo oficial de engajamento das juventudes do G20. O evento propõe a representatividade da juventude na discussão internacional, envolvendo delegações dos países do bloco e de países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, representantes de todos os estados do Brasil e lideranças jovens do estado do Pará.
O encontro, no entanto, não agradou a todos. Nesta terça, algumas entidades divulgaram uma nota criticando a organização do evento pela “exclusão de vozes locais e engajadas” da comunidade local no Pará.
“É inaceitável que um evento dessa magnitude e importância não tenha convocado diversas juventudes organizadas que têm se destacado em pautas como o próprio Y20, assim como outras agendas climáticas e socioambientais em Belém. Ignorar esses grupos e suas contribuições representa um flagrante desrespeito ao movimento existente em nosso território”, diz a nota assinada por 16 entidades.
As entidades cobram uma manifestação da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos do Pará sobre o tema.
Ao Radar, a organização do Y20 informou que, ao contrário do que dizem as organizações, mais de 800 jovens de Belém e do interior do Pará estiveram na abertura do evento, nesta segunda, no Theatro da Paz. “Selecionamos uma delegação diversa, com muito conteúdo e trajetória. Tivemos 50 candidatos por vaga na fase de inscrições. É natural e importante que grupos se manifestem livremente e sempre receberemos todas as considerações e questionamentos”, diz a organização.