Emissoras só farão publicidade das bets da lista da Fazenda, diz Abert
Presidente da associação argumentou em reunião com Haddad que “não tem sentido proibir” anúncios de sites de apostas legalizados
O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Resende, afirmou ter assumido um compromisso com o ministro Fernando Haddad de que as empresas associadas à entidade só vão veicular anúncios publicitários dos sites de apostas on-line que estejam na lista da Fazenda com as bets autorizadas a operar no país.
“Falei a ele que não tem sentido proibir a publicidade se a atividade é legalizada. Emissoras de rádio e TV têm tido ética e responsabilidade para fazer propagandas e seguido à risca as recomendações do Conar, de não fazer apologia ao jogo e nada direcionado para crianças”, disse Lara Resende ao Radar.
Na terça-feira, Haddad recebeu o presidente da Abert e o presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), Sérgio Pompilio, para discutir as atuais regras para anúncios de sites de apostas on-line. Lara Resende afirmou ter deixado a reunião com a certeza de que, desde que as emissoras sigam “rigorosamente” a legislação, haverá “zero” endurecimento sobre a publicidade das bets.
Desde que o Banco Central publicou uma nota técnica apontando que beneficiários do Bolsa Família teriam gastado cerca de 3 bilhões de reais com bets em agosto por meio do Pix, deputados e senadores apresentaram projetos para proibir anúncios de casas de apostas.
Depois da reunião com Haddad e o Conar, a Abert enviou a todas as emissoras associadas a lista prévia do Ministério da Fazenda com as plataformas que atenderam os critérios da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) para se regularizar. “Nenhuma emissora estava fazendo publicidade de alguma bet que não estava regular naquela lista. Só fazíamos de bets que apoiam o futebol, o esporte, e de grupos sérios, que têm ação na bolsa”, disse Lara Resende.