Deputado quer derrubar decreto que nomeou irmã de Guedes a cargo no MEC
Documento oficializa mandato de quatro anos no Conselho de Educação para Elizabeth Guedes, secretário que já foi preso por corrupção e outras sete vagas
O deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR) apresentou projeto para derrubar o decreto que nomeou nove integrantes no Conselho Nacional de Educação. O parlamentar denuncia nepotismo e falta do requisito de reputação totalmente ilibada.
“Acreditamos que esse seja o caso da irmã de Paulo Guedes. Além disso, ela atua no ensino privado como presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares. Essas nomeações, em fim de governo, sempre levantam suspeitas”, afirmou Bueno.
Entre os indicados estão Elizabeth Regina Nunes Guedes, irmã do ministro da Economia, Paulo Guedes, e Mauro Luiz Rabelo, que é secretário de Educação Básica do MEC, e foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal em 2005 sob a acusação de envolvimento na máfia dos concursos.
Rubens Bueno disse que a medida “segue a linha da destruição” da produção do conhecimento. “Na prática, isso compromete o funcionamento do colegiado nos próximos anos”.