Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Deputado pede para TCU fiscalizar papel da União no fundo do Pé-de-Meia

Luiz Philippe de Orleans e Bragança suspeita que participações possam alijar o Congresso de parte do processo legislativo orçamentário

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 out 2024, 07h30

O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) pediu para o TCU fiscalizar a participação da União como cotista em fundos de natureza privada, como é o caso do fundo de poupança do programa Pé-de-Meia, que é uma bolsa de permanência para alunos do ensino médio de famílias de baixa renda.

Em ofício ao presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, o parlamentar disse que essas participações podem estar à margem das Leis Orçamentárias e da Lei de Responsabilidade Fiscal, e pede para a Corte avaliar se a União estaria, “por meio de tal sistemática de criação de fundos de natureza privada, retirando do Parlamento e do processo legislativo orçamentário”.

Orleans e Bragança quer que o TCU obtenha informações sobre a composição patrimonial dos fundos, as aplicações realizadas com os recursos do veículo, as integralizações de cotas e de capital realizadas, os elementos patrimoniais (recursos financeiros, bens, créditos, títulos públicos etc.) utilizados pela União e as entidade gestoras, administradora e intermediadoras.

“Caso encontrada alguma irregularidade no uso de tais fundos, (peço) que seja determinada, liminarmente, a sua suspensão até julgamento definitivo do mérito”, escreve o deputado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.