Defensoria consegue liberação de ponte ocupada por migrantes no Acre
Trecho estava sendo ocupado por migrantes haitianos impedidos de atravessar para o Peru

A Defensoria Pública da União conseguiu a desocupação da Ponte da Integração, em Assis Brasil (AC), por migrantes que protestavam contra o ato do governo peruano de fechamento da fronteira. Segundo o órgão, a liberação ocorreu de maneira pacífica.
Em nota, a Defensoria explica que atuou na defesa e na orientação da população em situação de vulnerabilidade desde o início da crise migratória.
De acordo com relatório produzido pelo órgão, havia cerca de 500 migrantes no local, sendo que aproximadamente 40% eram mulheres e crianças, acampados na linha de frente como forma de conter eventual ataque da força policial ali presente.
No dia 27 de fevereiro, após o pedido de reintegração de posse protocolado pela União, a DPU se manifestou no processo defendendo que os migrantes fossem ouvidos em audiência de conciliação.
Após a desocupação voluntária, a DPU afirma que segue monitorando a implantação de medidas de assistência social, com apoio técnico aos municípios envolvidos e estabelecimento de canais de comunicação com a comunidade migrante.