PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

CPMI pode convocar marqueteiro de Bolsonaro após denúncia do hacker

Deputado Duarte Jr. entrou com requerimento de convocação de Duda Lima, que trabalhou com ex-presidente e cuida da campanha de reeleição do prefeito de SP

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 22h42 - Publicado em 18 ago 2023, 12h58

O deputado Duarte Jr. (PSB-MA) entrou com uma série de requerimentos de convocação à CPMI do 8 de Janeiro, após o depoimento bombástico de Walter Delgatti nesta semana. O hacker disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu então marqueteiro, Duda Lima, foram os idealizadores de uma ação para confundir eleitores. 

“Surgiram informações que apontam para possíveis vínculos entre campanhas difamatórias, desinformação e incitação à violência, que podem ter sido articulados por meio das ferramentas de comunicação estratégica sob a orientação do Sr. Duda Lima”, escreveu o deputado no requerimento apresentado à Comissão. 

“Vale destacar, ainda, que o Sr. Walter Delgatti Neto afirmou perante esta comissão que o Sr. Duda Lima havia participado de uma reunião onde o mesmo propôs a criação de um ‘código-fonte falso’ para induzir que a urna eletrônica era passível de fraude”, segue.

Renomado no marketing político, Duda Lima pode “ter desempenhado um papel significativo na preparação e propagação dos atos que culminaram nos eventos de 8 de janeiro”, suspeita o deputado. Lima presta serviço para o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, pré-candidato à reeleição. 

O depoimento de Delgatti também rendeu outros pedidos de convocação à CPMI por parte de Duarte Jr. Ele pediu o depoimento do ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio de Oliveira, já que o hacker diz ter sido responsável por relatório sobre as urnas eletrônicas das Forças Armadas, que partiu de uma verificação paralela ao TSE

Continua após a publicidade

O deputado também solicitou à pasta imagens das câmeras de segurança para tentar achar provas de que o hacker esteve, de fato, nas reuniões das quais afirmou ter participado. Também foi apresentado à CPMI um requerimento para o depoimento do coronel Marcelo Jesus, que, segundo Delgatti, teria intermediado suas conversas com outros militares. 

Outro fato que gerou novos pedidos à comissão foi a prisão do ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques. Duarte Jr. apresentou requerimentos para a convocação dos agentes Luís Carlos Reischak Júnior e Adiel Pereira Alcântara, ambos da inteligência da PRF e citados na decisão que fundamentou a detenção de Vasques.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.