O governo federal abriu nova frente no combate ao coronavírus com o credenciamento de três Institutos SENAI de Inovação (ISIs): dois no Rio de Janeiro e um em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Com a outorga, a rede da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) passa a contar com 44 unidades espalhadas por todo o país.
Agora, as novas unidades poderão oferecer à indústria o modelo de financiamento da EMBRAPII, que garante até um terço do valor do projeto com recursos não reembolsáveis. O restante é dividido entre a empresa demandante e o centro de pesquisa.
A EMBRAPII está financiando o desenvolvimento de respiradores, filtros para limpar o ar de hospitais de campanha e outros projetos em diversos institutos como os três credenciados na sexta-feira. A expectativa é que eles também tenham projetos na área. As ideias selecionadas terão R$ 18,7 milhões para inovar com empresas brasileiras nas áreas de biossintéticos e fibras; química verde e materiais avançados. A expectativa é gerar cerca de 70 projetos. Até o momento, a EMBRAPII já apoiou 900 projetos, que somam R$ 1,4 bi.