Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Congresso é “omisso, retrógrado, um horror”, diz Joaquim Barbosa

O ex-presidente do STF disse ainda que Lula é conservador "à la carte" e "incapaz de liderar o país em várias áreas"

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 24 jun 2024, 17h43

Joaquim Barbosa andava sumido das redes sociais, mas resolveu se manifestar nesta segunda-feira para comentar um artigo da bióloga Natalia Pasternak no jornal O Globo, que questionou se o Conselho Federal de Medicina é hoje o “Talibã do Brasil”, por atuar para limitar a autonomia reprodutiva feminina.

“Anotem aí: Médicos, Advogados, Engenheiros. São castas historicamente privilegiadas que se acham donas do país. Não se limitam a cumprir o papel e a ocupar o espaço que lhes é reservado na sociedade, gostam de ditar normas ao país, com % de legitimidade”, escreveu o ex-presidente do STF.

Na sequência, ele não poupou críticas para o Congresso, que classificou como “omisso, retrógrado, um horror!” e até para o presidente Lula, para quem ele declarou voto nas eleições de 2022 contra Jair Bolsonaro. O ex-ministro disse que o petista também é omisso em muitas questões, conservador “à la carte” e “incapaz de liderar o país em várias áreas”.

“Infelizmente, em inúmeras ‘questões de sociedade’, o país é acéfalo. O Congresso, omisso, retrógrado, um horror! O Presidente da República, também omisso em muitas questões, em cima do muro em outras, conservador ‘à la carte’, é incapaz de liderar o país em várias áreas em que poderíamos avançar significativamente se o natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na ‘vanguarda do obscurantismo'”, escreveu Barbosa, no X (antigo Twitter).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.